sábado, 3 de outubro de 2015


Esta é minha primeira postagem, sou novo no mundo dos Blogs, na verdade leio poucos, mas sei do poder e alcance desse tipo de publicação e vou tentar entrar nesse mundo novo para mim. Apesar de ser utilizado e conhecido a tanto tempo, a febre para leitura desse meio de comunicação já passou e ultimamente vem sendo utilizado de maneira mais informativa e profissional e é desse forma que pretendo utilizar essa linguagem.

Primeira pergunta, por que escrever um Blog?
Sou professor universitário na área de Engenharia Civil ha muitos anos e tenho uma Pousada bem bacana na região de Atibaia, ou seja, tenho duas paixões bem diferentes: as exatas e a hotelaria. De uma forma bem curiosa estou conseguindo unir essas habilidades de uma forma bem inusitada.

Ha muito tempo ajudo meus amigos hoteleiros em seus empreendimentos e com experiencia de 15 anos na área resolvi tornar essa atividade mais profissional. Como tenho naturalmente uma tendência a ensinar e vendo a dificuldade do setor hoteleiro em conhecer e se especializar em tudo que envolve o mundo das Pousadas, resolvi criar uma Consultoria na área de Pousadas. Existe uma diferença muito grande entre Pousadas e Hotéis, a principal e mais notória delas é o fato de que no alicerce de um Hotel existem muitas pessoas com formação na área atrelado a muita experiencia, em contrapartida na base estrutural de pousadas, normalmente, há as pessoas que migram de outras áreas, ou seja, unem ou até mesmo trocam suas carreiras pelo desafio de montar e gerir uma Pousada, que na grande maioria das vezes é administrada pelo próprio dono, dando a cada Estabelecimento uma característica própria, sem padrões internacionais e essa formalidade toda, o que deixa o negocio muito mais interessante e atrativo em termos empreendedores, além do charme pessoal do dono tornando cada Pousada exclusiva e diferente.


Mas se pretendo dar consultorias para pessoas que pretendem abrir uma Pousada ou melhorar a que já possuem, por que escrever um blog onde vou contar todos os meus segredos sem ganhar nada?

Recentemente, como todo ano, estive na Equipotel, o que com certeza será o tema de uma publicação futura. Nessa famosa feira de hotelaria sempre busco itens para as minhas necessidades e, principalmente, procuro novas soluções e inovações. Uma  das coisas mais bacanas de se fazer na Equipotel é conversar com as pessoas que estão ali trabalhando e vendendo seus produtos. Em uma dessas conversas conheci um vendedor interessante que me disse possuir duas Pousadas e uma consultoria - isso mesmo, ele tem todo esse 'poder aquisitivo' e estava vendendo roupa de cama na feira - e me disse algo que ficou na minha cabeça, já que estou ajudando a montar duas Pousadas de amigos sem cobrar nada, ele disse que quando um amigo pergunta qualquer coisa ele só responde mediante um pagamento, refleti no assunto e cheguei a conclusão de que quero ganhar dinheiro com isso, mas jamais serei como ele.

Justamente por esse meus desejo de passar as informações que adquiri ao longo de muitos anos de levantamentos, pesquisas e prática que, além da consultoria, decidi montar um blog e ir expondo todo o meu acervo de conhecimento, de graça. Pretendo transformar esses relatos em um livro um dia, já tenho livro publicado em outras áreas e sei que quem escreve um livro, na maioria das vezes, não ganha dinheiro com isso, mas sim acredita que o conhecimento deve ser algo democrático e acessível a todos. Espero e desejo que pensando dessa forma esteja ajudando meu País e fortalecendo meu seguimento, pois ao contrário do que muita gente pensa, quanto mais Pousadas de sucesso existir, melhor para todos, inclusive para mim!!

Claro que se mesmo assim alguém quiser contratar meus serviços de consultoria será um prazer ajudar e com certeza vou cobrar um preço justo. Só eu sei como teria sido importante essa ajuda quando comecei, me pouparia de muitas coisas.

Minha forma de escrever esses artigos será muito solta, desprendida de métricas e formalidades, como se fosse um grande amigo dando conselhos em um leve bate papo.

Quando pensamos em montar ou gerir uma Pousada sempre vem á cabeça itens muito importantes como: Questões financeiras para montar o negócio; tempo de retorno do investimento; Quais os itens necessários para equipar o empreendimento; Questões de informática e internet; Publicidade; Treinamento de uma equipe de trabalho; Receber bem os hospedes; entre outras coisas. Tudo isso é de fundamental importância para o sucesso do negócio, e hoje em dia tem muitos setores que falam disso como o Sebrae ou meu querido mestre Roberto Miranda (Curso Como Montar e Gerir uma Pousada, uma dica importante, faça esse curso), entre outros. Minha abordagem é diferente das usuais, além de falar sobre os assuntos anteriores, vou abordar com mais carinho e atenção as dificuldades mais de cotidiano do gestor desse tipo de negócio, uma vez que existe muita fonte de pesquisa dos outros temas e pouca sobre esse segundo, para assim complementar toda e qualquer pesquisa que esteja interessado em realizar.

Me perdoem os estudiosos do assunto, mas o que pretendo escrever só é possível para quem já tem uma Pousada a muito tempo e que foi construindo esse sonho tijolo por tijolo. Por que digo isso? Acredito que a grande maioria das pessoas não tenha pelo menos 6 milhões de reais disponíveis em sua conta para montar a Pousada dos sonhos, mas sim começam pequenos e vão aumentando seu negócio a medida em que o trabalho vai dando resultados para ir investindo aos poucos de forma gradual. Claro que se você tiver 10 milhões garanto que fica mais fácil montar uma Pousada de sucesso, contratar consultores e um monte de profissionais altamente capacitados para ajudar, assim fica mais simples, mas eu particularmente acredito que a grande maioria das Pousadas não tiveram esse previlégio, e talvez futuras pousadas queiram começar aos poucos.

Minhas publicações serão sobre problemas e necessidades cotidianas do negócio, sempre buscando a excelência em tudo relativo a Pousadas. Minha próxima postagem será sobre sua Pousada na internet, que sem dúvida é um dos maiores desafios numa grande arena de batalhas que é a Internet, até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário